quinta-feira, 31 de março de 2011

SAÚDE

Carlos Gomes alia-se à luta contra o câncer de próstata


Cartilha foi lançada em 2010 por iniciativa de Carlos Gomes.

O deputado Carlos Gomes (PRB) participou de um debate sobre o câncer de próstata no programa Espaço Aberto, na Rádio Guaíba, nesta quinta-feira (31). O parlamentar demonstrou o desejo de instituir a Semana da Saúde do Homem no Estado, através de projeto de lei. A intenção é incentivar os homens gaúchos a adotarem uma postura mais cuidadosa em relação à própria saúde.

Durante o programa foram discutidas medidas capazes de reverter o quadro da doença no Estado, que é o de maior incidência no país. Porto Alegre é a capital brasileira onde mais casos de câncer de próstata são detectados, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No ano passado, a instituição revelou que a média do Rio Grande do Sul era de 80,63 mortes a cada 100 mil homens, a maior do país.

A cartilha Tenha um dedo de prosa com seu médico – Faça um exame de Próstata. Pode parecer, mas não é nada de outro mundo, resultou de uma audiência pública sobre o tema, realizada em julho de 2010, junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, por proposição de Carlos Gomes. A publicação aborda o tema desde a explicação do que é a próstata, sinais da doença, até a importância da realização do exame preventivo. Para Carlos Gomes, o objetivo é “quebrar a resistência masculina com relação ao exame e até mesmo a qualquer tipo de tratamento ou consulta médica”, salientou. Para o doutor Mirandolino Mariano, Chefe do Setor de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que também participou do programa, “esta iniciativa irá permitir que muitos gaúchos façam o exame, evitando o desenvolvimento da doença”, prevê.

Reportagem: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário