segunda-feira, 9 de maio de 2011

SAÚDE

Falta de leitos pautará audiência pública
solicitada por Carlos Gomes

Duas comissões parlamentares realizam, na próxima quarta-feira (11), audiência pública para tratar da falta de leitos nos hospitais da rede pública no Rio Grande do Sul. O evento é promovido conjuntamente pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e pela Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular, por solicitação do deputado Carlos Gomes (PRB). O objetivo do deputado é envolver o Parlamento gaúcho no enfrentamento da redução do número de leitos, um problema apontado como a principal causa da superlotação nas emergências.

A falta de leitos atinge especialmente as instituições hospitalares de Porto Alegre, responsáveis por receber pacientes de todo o estado. De acordo com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), a capital gaúcha perdeu 37,2% das vagas gerais de internação hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 1993 e 2010. O SUS teve 667 leitos fechados num período de 15 anos: no Hospital Lazarotto (240), no Hospital Ipiranga (140), no Hospital Maia Filho (70), no Hospital Independência (95) e no Hospital Luterano (122) – fechado desde 2009 devido à crise na Ulbra.

Está confirmada a presença de representantes da Secretaria Estadual da Saúde; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do RS; Ministério da Saúde; Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS); Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, Hospital Porto Alegre; Secretaria da Saúde de Porto Alegre e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

A audiência pública tem início às 11h30 na sala João Neves da Fontoura, o plenarinho, no 3º andar da Assembleia Legislativa.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário