sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reconhecimento

Carlos Gomes recebe homenagem da UFSM


Presidente do diretório do PRB de Santa Maria, Elias Pacheco; reitor Felipe Müller,
Carlos Gomes e vereador republicano Jorge Ricardo Xavier

O deputado estadual Carlos Gomes foi agraciado com a Medalha do Cinquentenário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na região Centro do Estado. A láurea é um reconhecimento a personalidades que contribuíram para a instalação, consolidação e desenvolvimento da instituição em seus cinquenta anos de história.


A solenidade de outorga, realizada na manhã desta sexta-feira (13), coincidiu com a inauguração do Espaço Multiuso, no campus do bairro Camobi. O ministro da Ciência e da Tecnologia Marco Antonio Raupp, também esteve entre os os homenageados indicados pelos Conselhos Superiores da UFSM.

Em novembro de 2010, por proposição de Carlos Gomes, a Assembleia Legislativa gaúcha promoveu Grande Expediente em homenagem à instituição. Também por iniciativa do parlamentar, foi concedida a Medalha da 52ª Legislatura a representantes da Universidade. O evento foi prestigiado pelos correligionários de Santa Maria Elias Pacheco, que preside o diretório municipal, e pelo vereador Jorge Ricardo Xavier.


UFSM – 50 anos de história

Idealizada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, a primeira universidade federal do interior do país foi criada pela Lei nº 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria.

Anualmente, a UFSM oferece 4.552 vagas no ensino de graduação presencial e um total de 236 cursos, incluindo graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), educação a distância e ensino médio e tecnológico. Hoje, 26.991 alunos estudam na instituição que conta com o trabalho de 1.709 docentes e 2.676 servidores técnico-administrativos.

É no campus de Camobi que a UFSM concentra a maior parte das suas atividades acadêmicas e administrativas. Há também unidades de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade no centro do município de Santa Maria e nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
* Com informações da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria
Foto: Eder Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário