terça-feira, 21 de maio de 2013

Correio do Povo



Plano para o Delta do Jacuí em pauta


O plano de manejo do Parque do Delta do Jacuí foi o tema da audiência pública realizada ontem, no Espaço do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. Promovido pela Comissão de Participação Legislativa Popular, o evento reuniu representantes de órgãos públicos, deputados, pescadores e moradores.

Na pauta esteve a implantação do plano de manejo e o impacto social do projeto para as 90 famílias que residem no parque. Segundo o deputado estadual Carlos Gomes, autor da proposta, a reunião serviu para discutir alternativas às famílias que serão atingidas. “Queremos preservar o meio ambiente, mas também temos de pensar no direito fundamental das pessoas, que é a vida”, destacou.

Para a presidente da Fundação Zoobotânica, Arlete Ieda Pasqualetto, a dificuldade está em fazer o levantamento da flora e fauna da região, além de aplicar a lei dentro do estabelecido. O secretário adjunto do Meio Ambiente, Luis Fernando Perelló, explicou que uma das soluções para resolver o problema é alterar o perímetro do parque e discutir alternativas com os pescadores. São duas áreas: a unidade de proteção integral, o parque e a Área de Proteção Ambiental, situada fora do parque e que abriga a maioria da população.

A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Annelise Monteiro Steigleder, destacou que a preocupação está em garantir moradias para as famílias que ocupam diversas áreas de risco. A ação civil pública foi ajuizada pelo MP em 2008 e pede a implantação de planos para as duas áreas. Segundo a promotora, o prazo venceu em março.

Matéria publicada na edição de 21 de maio de 2013 do Correio do Povo
Editoria: Geral, pagina 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário