terça-feira, 7 de maio de 2013

Grande Expediente


Centenário do Esporte Clube São José recebe homenagem do deputado Carlos Gomes

Olinto Pompeu de Paiva, Carlos Gomes, Flávio Pinheiro de Abreu, Manoel Mário 
Machado da Silva e Luiz Fernando Gomes Moreira

O Esporte Clube São José foi homenageado no Grande Expediente pelo deputado Carlos Gomes (PRB), nesta terça-feira (7). O São José é, atualmente, um dos quatro clubes da capital que disputam a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Futebol. “Zequinha, o clube mais simpático do Rio Grande do Sul, está completando, para honra de todos nós, 100 anos de muito trabalho e memoráveis conquistas para a valorização do esporte e orgulho dos porto-alegrenses.”

Origem

O deputado lembrou que, por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio São José (hoje Murialdo) foi fundado, em 24 de maio de 1913, o Sport Club São José. Na época, o Irmão Constantino José, um entusiasta do futebol, foi o mentor do plano e incentivou o grupo que praticava o esporte no colégio a formar o clube.

Esses alunos faziam parte da Sociedade Juventude dos Moços Católicos, que tinha a sua sede nos altos da ex-capela São José, localizada na rua São Raphael, atual Avenida Alberto Bins, no centro de Porto Alegre. O primeiro campo foi na chácara Montanha, onde se localiza o Hospital Militar, no Bairro Floresta.

“Menos de um mês depois da fundação, os entusiasmados integrantes do Esporte Clube São José estrearam no futebol, vencendo o Hilfsverein por 2 a zero”, lembrou Carlos Gomes. E o segundo jogo terminou em goleada de 4 a zero na equipe do Colégio Rosário. Depois de se filiar na Associação Porto-Alegrense de Futebol, o clube disputou sua primeira partida oficial pelo campeonato em agosto de 1914. Foi uma grande vitória sobre o Fuss Ball Frisch Auf, por 4 a zero no campo do adversário.

Conquistas

Carlos Gomes citou que a primeira grande conquista veio em 1937, quando o São José sagrou-se vice-campeão da Cidade de Porto Alegre. “No final dos anos 1960, uma fusão com o Clube de Regatas Almirante Barroso fortaleceu o time, que ficou conhecido como Zé Barroso, e depois o Zequinha que nós conhecemos”, resgatou o deputado.

O clube recebeu dois títulos da segunda divisão Gaúcha, em 1963 e em 1981. Também ganhou o troféu que é um grande orgulho para sua torcida, a Copa Governador do Estado de 1971, disputada por times da primeira e segunda divisão.

O estádio, que foi inaugurado em 1940, hoje tem como particularidade o seu gramado sintético, que foi o primeiro homologado pela Fifa para competições oficiais no Brasil. “Em janeiro deste ano, comemoramos com o time da zona norte a vitória na Copa Centenário. O campeonato reuniu os quatro clubes do Gauchão que estão completando um século de história”, saudou.

Várias são as conquistas que permanecem na memória dos porto-alegrenses. “Há um título mundial pertencente ao Zequinha. E esse, particularmente, nenhum outro haverá de ter. Está registrado nos arquivos da Fifa: foi o primeiro time do mundo a pegar um avião para ir jogar uma partida.” Foi em junho de 1927, quando o trajeto de Porto Alegre a Pelotas levou duas horas e meia a bordo do único aparelho da Varig na época, um hidroavião Atlântico, de fabricação alemã.

O deputado diz não saber se a intenção era dar mais conforto aos atletas ou somente dar visibilidade ao campeonato. A segunda hipótese é considerada a mais provável porque o adversário em questão, o Pelotas, também aprovou, a ponto de bancar as despesas com a viagem e a hospedagem da delegação para o jogo, que terminou empatado em dois a dois.


Personalidades

O orador do Grande Expediente destacou que o Esporte Clube Zequinha também é responsável por dar projeção à zona norte da Capital. Sua sede é um dos pontos mais conhecidos, e uma referência da região, onde muitos ídolos animaram a torcida no decorrer do último século. Muitas personalidades têm seu nome associado ao clube. O maior ídolo revelado no Zequinha é Ênio Andrade, que começou e encerrou sua carreira no São José, além de também ter sido treinador do time. Também passaram pelo clube os jogadores Careca, Oswaldo Azzarini Rolla (Foguinho), João Elustondo, Langauer e Carlos Miguel, entre outros.

Segundo o deputado, amigo de gremistas e colorados, o Esporte Clube São José é unanimidade entre os gaúchos que amam o futebol. Tanto carisma rende ao Zequinha o título de "o mais simpático do Rio Grande do Sul".

Medalha da 53ª Legislatura

Ao término do Grande Expediente, Manoel Mário Machado da Silva, Luiz Fernando Gomes, ex-presidentes do Zequinha, e Olinto Pompeu de Paiva, atual presidente do Conselho Deliberativo do clube, receberam a Medalha da 53ª Legislatura. “Ao outorgar a medalha aos senhores, ratificamos o reconhecimento desta Casa a todas as apaixonadas forças do São José”, destacou o deputado.

Participações e presenças

Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados Cassiá Carpes (PTB), Miki Breier (PSB), Adolfo Brito (PP), Gerson Burmann (PDT), Raul Carrion (PCdoB) e Raul Pont (PT), além do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Paulo Odone (PPS).

Também acompanharam o Grande Expediente, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, em exercício, Évison Córdova; o presidente do Esporte Clube São José, Flávio Pinheiro de Abreu; o vice-presidente do Esporte Clube São José, Milton Luiz dos Santos Vaz; o vice-presidente de Patrimônio do Esporte Clube São José, Emídio Marques Ferreira, entre outros membros da diretoria do Clube; o representante da Câmara Municipal de Canoas, vereador César Augusto; o representante da Câmara Municipal de Cachoeirinha, vereador Edison Cordeiro; e o representante da Ordem dos Músicos do Brasil, Renato Quassollo de Assis.

Reportagem por: Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias ALRS - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Fotos: Adriana Pereira e Marcelo Bertani

Nenhum comentário:

Postar um comentário