terça-feira, 28 de junho de 2011

GRANDE EXPEDIENTE

Carlos Gomes presta homenagem
ao SECOVI-RS e à AGADEMI

Deputado entregou Medalha da 53ª Legislatura a personalidades das duas entidades 

No Grande Expediente desta terça-feira (28), o deputado Carlos Gomes (PRB) homenageou duas instituições ligadas ao setor da habitação: a Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário (Agademi) e o Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul, (Secovi-RS). Conforme o deputado, as duas entidades representam 4 mil empresas e mais de 22 mil condomínios. “Sob a égide ‘duas Entidades - um único sistema de gestão’, Secovi e Agadami adotam como princípios ética, luta pelos interesses da categoria, organização, visibilidade, consciência ambiental e responsabilidade social”, disse.

História

De acordo com Gomes, à época de sua fundação, há 39 anos, a Agademi tinha como principais desafios o aperfeiçoamento da legislação do inquilinato e o esclarecimento da sociedade quanto à importância dos serviços prestados pelas imobiliárias. “A legislação vigente não atendia plenamente os interesses dos locadores, nem dos locatários. Naquele período, imobiliárias eram vistas exclusivamente como defensoras dos interesses dos locadores”, explicou. Onze anos mais tarde, em 1983, foi criado o Secovi-RS, primeiro sindicato patronal das administradoras e comercializados de imóveis e condomínios do estado.

Atuação

O deputado citou como uma das conquistas do setor a aprovação da Lei do Inquilinato, em 1991, considerada um marco para o equilíbrio nas relações locatícias. Entre as atribuições das duas instituições, lembrou que ambas representam condomínios e imobiliárias junto ao setor público. “Só no ano passado foram 764 projetos de lei acompanhados no Congresso Nacional, aqui na Assembleia Legislativa e nas Câmaras de Vereadores”, disse.

As entidades, conforme Gomes, atuam também nas negociações de convenções, de acordos coletivos de trabalho e de dissídios coletivos em nome de empresas do mercado imobiliário. Prestam ainda orientação sobre a legislação vigente quanto a temas como compra e venda, locação e administração de condomínios. “O Secovi e a Agademi também direcionam esforços na promoção de eventos, palestras, cursos e seminários de qualificação para empresas que atuam no setor imobiliário, síndicos e condôminos”, afirmou.

Medalhas da 53ª Legislatura

Após a homenagem, o parlamentar entregou Medalhas da 53ª Legislatura a quatro representantes do setor, ligados às duas entidades. Foram agraciados o presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster, a ex-presidente do Secovi-RS, Sandra Thereza Nunes, o empresário e um dos fundadores do Secovi-RS, Luiz Sérgio Pereira, e o presidente do SecoviMed, Gaspar Fiorini.

Participações

Associaram-se em partes à homenagem os deputados Gerson Burmann (PDT), Marisa Formolo (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Edson Brum (PMDB) e Cassiá Carpes (PTB).

Acompanharam o Grande Expediente o presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster, a vice-presidente do Secovi-RS, Sandra Thereza Nunes, o presidente do SecoviMed, Gaspar Fiorini, o vice-presidente da Fecomérico, Nelson Lídio Nunes, entre outras autoridades. 


Por: Vanessa Canciam - MTB 2060 / Assembleia Legislativa
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário