quinta-feira, 16 de junho de 2011

SAÚDE PÚBLICA

Carlos Gomes presidirá audiência
para tratar do combate ao uso de drogas
  
As iniciativas para a prevenção e combate ao uso de drogas no Rio Grande do Sul serão tema de audiência pública promovida pela Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular na próxima segunda-feira (20). Proposto pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB), o encontro deverá discutir a eficácia das campanhas de prevenção, as ações para contenção de consumo e venda, além das políticas de saúde pública voltadas ao tratamento das dependências e assistência familiar. A audiência tem início marcado para as 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, 3º andar do Palácio Farroupilha.

“O consumo de drogas ilícitas é a maior chaga da sociedade contemporânea, porque vinculados à dependência estão crimes como tráfico, roubo, assassinato e exploração sexual”, alerta Carlos Gomes. O volume de drogas apreendidas no Rio Grande do Sul nos primeiros cinco meses de 2011 é o maior dos últimos quatro anos no mesmo período em todo o Estado, segundo levantamento feito pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC). O parlamentar é autor do projeto de lei nº 198/2011, que propõe o Dia Estadual de Combate ao Uso e ao Tráfico de Drogas no Rio Grande do Sul, a ser instituído anualmente no dia 26 de junho.

Confirmaram presença na audiência pública o diretor do DENARC do Rio Grande do Sul, delegado Joel de Oliveira; a diretora da  Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), delegada Sônia Dall Igna; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, promotor Francesco Conti; a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Sara Jane dos Santos; o presidente do Conselho Estadual de Política Sobre Drogas (CONEN/RS), Major Edson Tabajara Rangel Cardoso; o representante do Tribunal de Justiça, juiz Rinez Trindade; a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Alvorada, Simone Simon Iglin, além de dirigentes de instituições voltadas à recuperação de dependentes químicos.


Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário