sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Artigo

O segredo do sucesso
* Carlos Gomes

O dia 30 de setembro marca o Dia da Secretária. Embora o nome sugira, essa função tão importante no dia a dia das corporações atualmente não é exercida somente por mulheres. A data coincide com a da sanção da Lei Federal 7.377 de 1985, que regulamenta a profissão de secretário e secretária no Brasil.

O dispositivo legal transformou o que era cargo em uma profissão que está em alta no mercado de trabalho gaúcho. A atividade sempre esteve presente no âmago de cada unidade do poder público e na iniciativa privada, mas a carência de profissionais com nível superior completo na área acirra a disputa entre as empresas para a contratação de pessoal qualificado, imprimindo prestígio à profissão.

O secretariado surgiu da necessidade crescente do mercado em contar com pessoas que saibam concretizar ideias, materializando acordos e contratos entre pessoas, grupos, instituições, empresas e países. É o profissional do secretariado quem guarda o segredo do sucesso nas organizações, posto que sua função exige capacidade de integrar interesses comuns, dando a eles direção e fecho criativo.

Exercer o secretariado é investir no crescimento e na harmonia, com comprometimento e espírito de equipe. É ter consciência da importância do seu papel de agente facilitador capaz de promover mudanças positivas.

Que a data seja um convite para a permanente reflexão, de auto-análise pessoal e profissional sobre a sua contribuição para o desenvolvimento e para a transformação social. E que o debate sobre as ações envolvendo a valorização da profissão seja alimentado em toda a sociedade.

Parabéns a todos os agentes desse nobre ofício! Que a alegria faça hora extra nesse dia, no escritório ou em qualquer lugar. E que a sua agenda reserve, entre os vários compromissos, um momento especial para sorrir.

* Deputado estadual (PRB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário