quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Correio do Povo

Sesc criará novas unidades no RS

Criado por decreto-lei em 1946, o Serviço Social do Comércio (Sesc) completou ontem 65 anos. No Rio Grande do Sul, enquanto celebra o aniversário, o Sistema Fecomércio-RS, que rege a entidade, projeta novos investimentos. Pelo menos duas unidades deverão ser inauguradas em 2011: em Cachoeirinha e no Centro Histórico de Porto Alegre. O Estado também deve ganhar mais uma unidade da BiblioSesc, totalizando três bibliotecas em atividade. Os municípios de Viamão, Alvorada, São Leopoldo, Carazinho, Gramado e Capão da Canoa também deverão ter novas unidades em breve, segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Assim como o Sesc, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completou 65 anos em 2011. No ano passado, conforme De Marchi, 216 mil alunos passaram pelos cursos. "Foi um avanço para podermos profissionalizar e dar condições a toda essa força produtiva. Criou condições para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento da nossa economia", avaliou o presidente.

Uma das novidades é a qualificação de trabalhadores para a Copa de 2014. Em todo o Brasil, 1 milhão de pessoas serão beneficiadas. No RS, conforme De Marchi, serão 240 mil. A qualificação está voltada a diversos segmentos da economia.

Hoje, o Sesc tem 39 unidades operacionais no RS, com atividades sistemáticas em mais de 470 municípios. Com ações nas áreas de saúde, lazer, turismo, cultura, educação e assistência, a iniciativa busca levar qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Os 65 anos do Sesc e do Senac serão lembrados na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB). A homenagem ocorrerá dia 27, em grande expediente, às 14h. "O Sesc e o Senac estão presentes na vida de todos os gaúchos. Seria impossível imaginar o nosso comércio e os serviços sem essas instituições, na medida em que vêm qualificando a sociedade, além de levar lazer e cultura a milhares de pessoas", observou o parlamentar.

Matéria publicada na edição de 15/09/2011 do jornal Correio do Povo
Editoria: Economia - Pág. 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário