segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTÂNCIA VELHA


Carlos Gomes discute ecorrebaixe com empresas 
do setor coureiro


Carlos Gomes foi recebido na Conforto Artefatos de Couro pelo diretor João Altair

O deputado Carlos Gomes (PRB), visitou três empresas de processamento de couro, nesta segunda-feira (5), no município de Estância Velha. O parlamentar esteve na Conforto Artefatos de Couro, Tekcouro Comércio de Couro e no Centro Tecnológico do Couro SENAI/RS para ouvir os proprietários dos curtumes a fim de obter informações que, segundo ele, “subsidiarão a elaboração de projeto de lei a ser protocolado na Assembleia Legislativa para instituir o rebaixe ecológico nos curtumes do Rio Grande do Sul”, explica.

Em março desse ano, uma audiência pública no Parlamento gaúcho, por solicitação do deputado estadual, apresentou uma técnica alternativa de rebaixamento de couro, o ecorrebaixe. O método pretende diminuir a quantidade de resíduos sólidos gerados pelos curtumes, que atualmente utilizam o cromo como principal componente no processamento do couro. Contaminados pelo elemento químico, as aparas e o farelo do couro são classificados como resíduos classe I, considerados perigosos pela norma brasileira (NBR 10004/2004) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O processo atual gera resíduos cromados que, quando armazenados de forma inadequada, podem acarretar contaminação do solo, de lagos e rios.

Durante o encontro, ficou constatada a necessidade da implantação da técnica de rebaixamento do couro no Estado, já que apresenta vantagens econômicas e ambientais. “O curtume vai gerar um resíduo saudável e comestível. A indústria de alimentos, como fábricas de gelatina e de alimentação animal, está necessitando hoje desse tipo de material”, explica o técnico em curtimento de couro Eloí Nórdio, que apresentou o método na audiência pública.

Por: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa
Foto: Gabriela Ottmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário