sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Reciclagem

Frente Parlamentar em defesa do setor será instalada no RS




A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, presidida na Câmara Federal pelo deputado Carlos Gomes (PRB) e na Assembleia Legislativa gaúcha pelo deputado estadual Sergio Peres, será instalada no Rio Grande do Sul no próximo dia 26 de fevereiro, em Porto Alegre. Criado em abri de 2015, o colegiado nasceu com a missão de promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor. O fórum atua na defesa de temas como a aposentadoria especial para catadores, a aplicação da logística reversa e a desoneração fiscal de artigos gerados a partir de material reciclado. 

“A reciclagem é o pré-sal que ainda não foi descoberto. Com apenas 3% de todo o lixo que o Brasil recicla, são injetados R$ 12 bilhões de reais em nossa economia por ano, mas a cadeia está desatualiza e a informalidade é grande em função da pesada carga tributária”, frisa Carlos Gomes. De acordo com Sergio Peres, o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho e incremento na renda para quem depende da atividade para o sustento da própria família. “Investir na reciclagem é preservar a extração de recursos naturais do meio ambiente”, sublinha. 

Foram convidados para o evento a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini; secretários municipais do Meio Ambiente; a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); empresários do setor e representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. 

O encontro terá como palestrantes Carlos Roberto Vieira da Silva Filho – Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; Luiz Henrique Hartmann – Coordenador do Comitê do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) de Reciclagem e Representante da Câmara Nacional de Reciclagem de Materiais Plásticos da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast); Caio Iadocico de Faria Lima - Diretor de Assuntos Jurídico e Institucionais do SINDINESFA - Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço e do INESFA - Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço; Alex Cardoso - Representante da Associação Nacional dos Catadores - ANCAT no Rio Grande do Sul, membro da Equipe de Articulação Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, integrante da Cooperativa das Catadoras e dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada – ASCAT e da Central de Cooperativas de Catadoras e Catadores de Porto Alegre e Região Metropolitana - Rede Catapoa e Renato Cordeiro – Gestor de Projetos da Expo Estratégia Brasil Eventos, representante da feira Ecomondo Brasil e da Revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário