quarta-feira, 22 de março de 2023

Rio Grande do Sul

Criação de fundo constitucional da região Sul recebe apoio 
da bancada gaúcha no Congresso Nacional

Em Brasília, governador Eduardo Leite entregou demandas aos parlamentares do RS

O coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Gomes (Republicanos/RS), apresentou aos deputados federais e senadores do Estado, em reunião na última quarta-feira (22), a ideia da criação de um fundo constitucional de financiamento da região Sul. O dispositivo permitiria a implementação de uma política de obras para o desenvolvimento estruturante nas comunidades em situação de maior vulnerabilidade social do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No ano passado, o deputado federal Toninho Wandscheer (PP/PR) e os coordenadores das bancadas dos estados do Sul e do Sudeste apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a criação do instrumento financeiro. A matéria foi retomada na atual legislatura e está em curso a coleta de assinaturas para que seja protocolada. “As unidades da federação não têm sido contempladas pela União com a mesma proporção com que contribuem para a arrecadação de impostos. Existem regiões, como a metade sul, que carecem de investimentos para a promoção do crescimento econômico e social”, argumentou Carlos Gomes. A proposta recebeu apoio de parlamentares de diferentes campos políticos e também do governador Eduardo Leite, que esteve no encontro para entregar à bancada uma lista com as obras que considera prioridade para gerar avanços na logística e garantir competitividade econômica ao Estado.

Entre elas estão, a qualificação do eixo Norte-Sul; Região Metropolitana de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande, contemplando a extensão da BR-448 de Sapucaia do Sul ao município de Portão, a ampliação da capacidade da BR-116 Norte (complexos Sinos-Scharlau e Esteio), conclusão da duplicação da BR-116 Sul (Guaíba a Pelotas, com as respectivas obras de arte), duplicação do Lote 4 da BR-392 (acesso ao Porto do Rio Grande), bem como a execução da ponte Rio Grande-São José do Norte, que permitirá ampliação do complexo portuário para a outra margem da Lagoa dos Patos.

O eixo Leste-Oeste também é considero essencial pelo governo gaúcho, abrangendo a duplicação de quatro lotes da BR-290 e a conclusão da nova ponte do Guaíba. E, por fim, a integração do estado com o Mercosul: que engloba a Ponte Porto Xavier-San Javier (Argentina), Ponte Jaguarão-Rio Branco (Uruguai), requalificação da Ponte Uruguaiana-Paso de Los Libres, dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai) e viabilização do gasoduto Vaca Muerta – Porto Alegre.

Texto e fotos: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário