quarta-feira, 20 de junho de 2012

Medalha da 53ª Legislatura

Carlos Gomes homenageia os 25 anos 
do Sindcivis-BM

Dalila Gonçalves, Carlos Gomes e Darci Juarez Homem

Os olhos marejados de Dalila de Sousa Gonçalves, uma das fundadoras do Sindicato dos Servidores Civis da Brigada Militar (Sindcivis-BM), refletiam a emoção motivada pela homenagem aos 25 anos da entidade, na tarde desta quarta-feira (20). “Nunca imaginei que viveria para presenciar isso. Nossas primeiras reuniões eram realizadas nas casas dos integrantes do movimento, pois temíamos o fato de que o surgimento de uma entidade sindical dentro de uma instituição militar pudesse ser visto com maus olhos pelo regime de repressão que governava o país na época”, relembra.

Durante o ato na sede da associação, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) entregou ao presidente, Darci Juarez de Campos Homem, a Medalha da 53ª Legislatura. A honraria é concedida em reconhecimento ao trabalho de pessoas, instituições e entidades pela contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. “O Sindcivis-BM representa os trabalhadores civis e inativos da instituição, defendendo os direitos e buscando responder aos interesses da categoria, além de estimular a integração entre os servidores e promover atividades culturais e recreativas”, destacou o parlamentar.

O Sindcivis-BM foi criado no dia 13 de junho de 1987 em uma reunião no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. A associação foi transformada em Sindicato em 1995, quando Maria Helena dos Santos Ribeiro foi empossada como primeira presidente eleita. A entidade representa hoje 1.100 associados – um equivalente a 75% da categoria. O presidente Darci Homem observou que, atualmente, a principal luta do sindicato é pela regulamentação do artigo 60 da Constituição Estadual, que garante a criação do quadro de servidores civis da Brigada Militar.

Também participou do evento o presidente da Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências, do Estado do Rio Grande do Sul (Asasepode), Guacir de Llano Bueno.

Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Assembleia Legislativa RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário