segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atuação parlamentar

Carlos Gomes quer regulamentar assistência religiosa em hospitais e presídios gaúchos

Acesso aos voluntários foi defendido na TV Assembleia

Pastor Manoel Quadros, Nicolau Junior, Carlos Gomes e pastor Demétrio Fernandes

O deputado Carlos Gomes (PRB) pretende facilitar o acesso dos voluntários que prestam assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas e nos estabelecimentos prisionais civis e militares do Rio Grande do Sul. A proposta foi defendida durante debate sobre o tema, nesta segunda-feira (19), no programa Democracia, transmitido pela TV Assembleia (TVAL/RS). O parlamentar é autor do projeto de lei 199/2011, que assegura aos evangelizadores de todas as denominações religiosas o acesso a esses locais e regulamenta as visitas mediante a permissão dos apenados e pacientes.

“O trabalho de assistência religiosa é reconhecido por aliviar o sofrimento das pessoas e demonstra resultados significativos na ressocialização de detentos e na cura de enfermos”, argumentou Carlos Gomes. A proposição do deputado também prevê que o atendimento esteja de acordo com as determinações legais e as regras de cada entidade

Para o coordenador estadual da evangelização carcerária desenvolvida pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Rio Grande do Sul, pastor Demétrio Fernandes, a regulamentação do acesso dos religiosos aos presídios e hospitais deverá promover mais casos de recuperação e de reinserção social. “Atualmente, temos voluntários em 48 das 96 casas prisionais do Estado”, destacou Fernandes, durante a gravação do programa que irá ao ar nesta segunda-feira à noite.

Também participou da atração o pastor Manoel Quadros, coordenador geral da União dos Capelães e Pastores Interdenominacionais (UNICAPI) do Rio Grande do Sul, que defendeu a importância da formação dos voluntários para a eficácia do trabalho. “Existem métodos de auxílio diferenciados a serem adotadas em hospitais e em presídios. Também levamos em conta a necessidade de aplicação de abordagens específicas para internos e funcionários”, explicou.

O programa Democracia, apresentado por Nicolau Junior, vai ao ar nesta segunda-feira (19), às 23h, pelo canal 61.2, na região metropolitana; pela internet, pode ser acessado no endereço www.al.rs.gov.br, clicando no símbolo da TV Assembleia ou pelo canal 16 da NET nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria e Uruguaiana e em Gravataí pelo canal 26 da Cabo Mais. 

Reportagem: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063 e Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Foto: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário