sábado, 17 de novembro de 2012

São Leopoldo

Armando Motta promove o 1º Encontro Municipal em Defesa da Saúde do Homem

Falta de ações preventivas aumenta o número 
de óbitos no Rio Grande do Sul

Encontro será realizado no dia 26 de novembro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores

O vereador Armando Motta (PRB) de São Leopoldo é o autor do 1º Encontro Municipal em Defesa da Saúde do Homem. O objetivo do evento, no dia 26 de novembro, às 19 horas, na Câmara, é debater alternativas para informar a população sobre as características das doenças associadas ao homem, incentivar a realização de exames visando à prevenção de enfermidades e diminuir o preconceito com relação ao exame do toque prostático.

No dia 7, Motta lançou a campanha intitulada Movember no município. A iniciativa surgiu em 2003 na Austrália, quando um grupo de homens decidiu que por todo o mês de novembro deixaria o bigode crescer. A ideia era aliar bom humor com um prostesto pela saúde. No ano seguinte, a brincadeira se transformou em uma campanha contra o câncer de próstata. Não demorou e o Movember (curruptela em inglês de Mustache November; Novembro do Bigode) já tinha se espalhado pelo mundo.

“Em pleno século 21 os homens estão morrendo em função do preconceito com os exames preventivos. Para reverter essa realidade nós contamos com a participação da comunidade, especialmente das mulheres, que têm sido fundamentais no trabalho de conscientização”, destacou Motta, que é propositor do Projeto de Lei nº 154, que institui a Semana Municipal de Ações Integrativas do Homem. Somente no ano passado foram 1.032 vítimas fatais no Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado.

Entre os palestrantes para participar do 1º Encontro Municipal em Defesa da Saúde do Homem em São Leopoldo estão a presidente do Instituto Nacional da Próstata (INPRÓS), Enilda Ferreira, e o médico urologista Marcos Dias Ferreira, presidente de honra do INPRÓS. 

Reportagem: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Foto: Katiussa Bitencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário