sábado, 29 de junho de 2013

Carta do Ministro Marcelo Crivella aos pescadores

Ao pescador brasileiro

No sábado, dia 29 de junho, o Brasil comemora o Dia do Pescador.
É uma data significativa. De cada 190 brasileiros, um é pescador profissional. E muitos, muitos outros, que atuam em diferentes profissões, são apaixonados pela pesca amadora e esportiva.
Nada mais natural em um País de dimensões continentais, com muita água e um litoral extenso. E, também, com uma diversidade incrível de espécies.
Por sua importância social e econômica, o pescador conquistou o seu endereço no Governo Federal, com a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Os pescadores profissionais, que ofertam um alimento saudável à população, precisam de apoio e estímulo, além de aplauso, por tudo que já fizeram para garantir uma vida digna às suas famílias e para enriquecer a cultura brasileira, com as suas histórias e o seu modo de vida.
Hoje, podemos dizer que avançamos. Milhares de pescadores profissionais já foram alfabetizados e contam com telecentros onde têm à disposição recursos como a Internet. Agora mesmo, centenas de pescadores estão concluindo cursos técnicos de pesca e aquicultura, que foram ministrados via Internet a partir do Instituto Federal do Paraná.
Também já distribuímos fábricas de gelo a colônias de pescadores, caminhões frigoríficos e outras estruturas para facilitar a comercialização do pescado.
Assinalemos, porém, outras conquistas mais recentes. Sem dúvida, a maior delas foi o lançamento do Plano Safra, que oferta R$ 4,1 bilhões em crédito farto e barato para os pescadores comprarem desde petrechos até novas embarcações, que consomem menos combustíveis e conservam melhor o pescado.
Este ano também estamos promovendo o recadastramento de todos os pescadores profissionais, com o apoio de processos mais modernos.
A categoria terá agora um documento definitivo, como ocorre com o CPF ou a identidade. E a sua vida será mais tranquila porque não terá que ficar, todos os anos, obrigado a apresentar grande número de documentos.
Queremos é simplificar a vida dos pescadores, que muitas vezes trabalham bem distantes dos centros urbanos.
Tudo isto, é claro, sem deixar que falsos pescadores se aproveitem para fraudar a nossa política de defeso, obtendo recursos indevidamente.
A atuação de nosso Ministério também alcança outras frentes. Estamos trabalhando para garantir mais segurança e saúde à categoria. E, em breve, lançaremos uma grande campanha para combater a pesca ilegal, que prejudica, sobretudo, os bons e verdadeiros pescadores profissionais.
Afinal, quando a lei não é respeitada, sobram menos peixes para quem vive deste ofício.
Amigos pescadores,
Envio a vocês o meu caloroso abraço. Agradeço a todos pela confiança. Nosso objetivo final é ofertar um pescado de qualidade à população e garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, para que os cardumes sejam sempre generosos a todos. Que Deus nos abençoe.

Muito obrigado.
Marcelo Crivella
Ministro da Pesca e Aquicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário