sexta-feira, 28 de junho de 2013

Atuação Parlamentar

Carlos Gomes defende redução de taxas
para a venda de veículos seminovos

Carlos Gomes entregou reivindicações de revendedores gaúchos
ao secretário de Administração, Alessandro Barcellos
 

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB), acompanhado de representantes dos revendedores de veículos seminovos, reuniu-se, nesta sexta-feira (28), com o secretário de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Alessandro Barcellos. Durante o encontro, foram debatidos o valor das taxas cobradas pelo Detran nas transferências de veículos, a burocracia imposta pela atual legislação e o desemprego que vem ocorrendo em razão da queda na venda dos seminovos e usados.

De acordo com os revendedores, as taxas de transferência sofreram aumento de até 136%, a partir de janeiro deste ano, e chegam a custar ao consumidor R$ 711,86. Eles solicitaram ao secretário Alessandro Barcellos a redução das taxas, excluindo o aumento e mantendo apenas o reajuste inflacionário e a isenção das taxas incidentes sobre a transferência de propriedade de veículos para os revendedores quando da entrada no estoque ou na saída, evitando a duplicidade da cobrança. Também pediram a redução de 100% na base de cálculo do ICMS sobre a comercialização de automóveis usados por revendedores. Segundo eles isso já ocorre em outros estados brasileiros, sob a justificativa de que já existe a incidência em toda a cadeia produtiva.

Carlos Gomes entregou ao secretário Alessandro Barcellos uma cópia das demandas obtidas em audiência pública que discutiu as dificuldades enfrentadas pelos revendedores gaúchos. O encontro, coordenada pelo parlamentar, foi promovido na Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa no mês passado. Barcellos comprometeu-se em debater com o Detran-RS e a Secretaria da Fazenda soluções que possam resultar no desenvolvimento do Estado e o fim da crise do setor.


Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (SICONDIV/FENABRAVE-RS), Fernando Esbroglio; o diretor geral do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (SINCOPEÇAS-RS), Milton Ribeiro e o diretor de Veículos Usados da entidade, Luciano Müller  o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Canoas (ARVEC), Décio Bonato e o presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul, Fábio Caramello.

Reportagem e fotos: Jorge Fuentes - MTB 16063
Assembleia Legislativa - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário