quarta-feira, 19 de junho de 2013

Assembleia Legislativa

Vida e obra de Gildo de Freitas receberam homenagem

Jorge de Freitas, filho mais velho do artista,
recebeu a Medalha da 53ª Legislatura em nome da família.


Artistas, familiares, amigos e fãs do cantor e compositor Gildo de Freitas estiveram na sede do Parlamento gaúcho nesta quarta-feira (19) para acompanhar a homenagem póstuma proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB) à vida e obra do artista, que ficou conhecido como “o rei dos trovadores do Rio Grande do Sul”. O dia da solenidade coincide com a data de nascimento de Gildo, que se estivesse vivo completaria 94 anos. Jorge de Freitas, filho mais velho do trovador, recebeu a Medalha da 53ª Legislatura em nome da família.


Natural de Porto Alegre, mas com profunda identificação com a vida do interior, Gildo de Freitas lançou 15 discos e fez nascer no Rio Grande do Sul um estilo criado por ele que influencia até hoje os trovadores. As rimas de Gildo seguem cativando o seu público, tanto que outros 6 LPs foram lançados após a sua morte.

“Poucos artistas representam tão bem o espírito e a imagem do gaúcho quanto Gildo de Freitas. Em raras ocasiões concedemos honrarias póstumas nesta Casa. Nesse caso, não estamos homenageando só um cantor e compositor, mas todo um legado”, explica Carlos Gomes.

Em seu discurso, o deputado destacou a trajetória de vida, as características de personalidade e lembrou curiosidades da carreira do mestre do improviso. Lembrou a amizade e rivalidade do trovador com Teixeirinha e as incursões pela política, quando Gildo trabalhou nas campanhas de Getúlio Vargas, Brizola e Jango.

O 4 de dezembro, data da morte de Gildo, foi instituído como Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual 8.819 de 1989. A data coincide com o dia da morte de Teixeirinha, que ocorreu exatos três anos depois.


Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário