domingo, 16 de junho de 2013

Carlos Gomes fará homenagem a Gildo de Freitas

Por proposição do deputado estadual Carlos Gomes (PRB), o Parlamento gaúcho prestará homenagem à vida e obra do cantor e compositor Gildo de Freitas, que ficou conhecido como “o rei dos trovadores do Rio Grande do Sul”. A solenidade reunirá familiares e amigos do artista na Assembleia Legislativa, na próxima quarta-feira, 19 de junho, data em que Gildo completaria 94 anos.

“Poucos artistas representam tão bem o espírito e a imagem do gaúcho quanto Gildo de Freitas. Em raras ocasiões concedemos honrarias póstumas nesta Casa. Nesse caso, não estamos homenageando só um cantor e compositor, mas todo um legado deixado por ele”, explica Carlos Gomes. O ato inicia às 17h no Salão Júlio de Castilhos, 1º andar do Palácio Farroupilha.

Rei dos Trovadores completaria 94 anos nesta quarta-feira
Natural de Porto Alegre, mas com profunda identificação com a vida do interior, Gildo de Freitas lançou 15 discos e fez nascer no Rio Grande um estilo criado por ele que influencia até hoje os trovadores. As rimas de Gildo seguem cativando o seu público, tanto que outros 6 LPs foram lançados após a sua morte.

Casada com Gildo de 1941 até o último dia de vida do trovador, Carminha de Freitas receberá a Medalha da 53ª Legislatura. Ela é considerada uma das maiores responsáveis pela valorização da memória do mestre do improviso.

O 4 de dezembro, data da morte de Gildo, foi instituído como Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual 8.819 de 1989. A data coincide com a da morte de Teixeirinha, com quem construiu parcerias e rivalidades, que morreu exatos três anos depois.

Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário