quinta-feira, 5 de junho de 2008

MEIO AMBIENTE

Mutirão recolhe lixo dos rios


Carlos Gomes participou do mutirão

Seis toneladas de lixo resultaram do mutirão de limpeza dos rios da região metropolitana, promovido para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Foram mil quilos a mais em comparação a 2004, última vez em que a Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul mobilizou as colônias e a comunidade para esse fim. “Os pescadores deparam com quantidades cada vez maiores de lixo, principalmente plásticos. Quando jogamos alguma coisa no rio, não estamos apenas sujando a água ou matando peixes, estamos atentando à nossa própria vida”, alertou Vilmar Coelho, presidente da Federação.

Foram necessários 38 barcos para levar todo o lixo até a Usina do Gasômetro, local marcado para o recolhimento do material pela Prefeitura de Porto Alegre. A proposta do mutirão foi entregue em março pelo deputado Carlos Gomes e por Vilmar Coelho na Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA). Além da Secretaria, foi firmada parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sulpetro), que forneceu combustível para o transporte do material.

Tanta sujeira acumulada chamava a atenção das pessoas que circulavam à beira do Guaíba. “Acredito que foi cumprido o nosso objetivo de envolver e conscientizar a população no que diz respeito à preservação das nossas águas”, observou Carlos Gomes.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Jair Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário