sexta-feira, 20 de junho de 2008

SAÚDE PÚBLICA

Deputado busca mecanismos de controle da população animal



Área de 3 hectares abriga ONG de Caxias do Sul

O deputado Carlos Gomes esteve, na última quinta-feira (19) em visita à Associação de Amigos dos Animais (SOAMA), em Caxias do Sul. O parlamentar foi ver de perto o trabalho da ONG, que defende a informação e a castração como a única maneira humana e eficiente de combater a superpopulação de animais na rua. Carlos Gomes deverá apresentar em breve uma alternativa em nível estadual para o controle populacional de cães e gatos.

A SOAMA é uma organização sem fins lucrativos que há dez anos trabalha pelo bem-estar dos animais abandonados na Serra Gaúcha. O grupo de voluntários atua em Caxias do Sul, onde é registrada uma das mais altas concentrações de animais na rua, além de casos de maus-tratos.

A estrutura de 3 hectares, cedida pela prefeitura de Caxias, não dá conta da demanda. Os cães e gatos abrigados ficam em casinhas, gatis e canis, e consomem aproximadamente 12 toneladas de ração por mês. “Estamos superlotados e abrigamos atualmente 1800 animais. Muitas vezes pedimos a compreensão das pessoas por não podermos ajudar a todos que nos procuram, pois temos limitações”, explicou Dinamar Oselame, diretora da SOAMA. Além de contar com o convênio com o Poder Executivo Municipal, a entidade é mantida com doações da comunidade.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Leandro Raupp

Nenhum comentário:

Postar um comentário