quarta-feira, 5 de julho de 2017

Atuação Parlamentar

Aprovado projeto de lei que garante a contratação de
 intérpretes de LIBRAS em órgãos públicos

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de lei 535/2015, de autoria do deputado federal Carlos Gomes (PRB), que garante às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou intérprete de Língua Brasileira de Sinais— LIBRAS nos órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, fundacional e nas empresas concessionárias de serviços públicos.

Ao frisar que a LIBRAS é reconhecida como língua oficial brasileira pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Carlos ressaltou que a proposição além de contemplar os surdos que vão aos departamentos públicos para acessar serviços, assegura a eles o direito, previsto por lei, de trabalhar nesses locais, promovendo a interação no ambiente. “Assim faremos com que esse profissional seja um agente da verdadeira inclusão social para a população”, defendeu.

Relator da matéria na CSSF, o deputado federal Odorico Monteiro (PROS/CE) apresentou parecer favorável ao texto para “possibilitar aos surdos viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida”. A proposta segue para apreciação dos parlamentares que integram a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário