terça-feira, 2 de março de 2021

Uruguaiana

Comitiva solicita apoio em Brasília para manter
 profissionais da saúde formados no município

Objetivo é habilitar a Santa Casa do município a receber verbas para o custeio de estudantes no regime de internato

O deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) integrou, na última terça-feira (2), comitiva de Uruguaiana, que solicitou, em audiência na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a habilitação da Santa Casa da cidade como hospital de ensino. O objetivo é receber recursos para custear o estágio de estudantes de medicina e de mais quatro cursos da área da saúde, que já realizam o período de internato na instituição.

“É uma forma de garantir que, formados, esses profissionais permaneçam em Uruguaiana ou nos demais municípios da fronteira oeste”, argumentou o prefeito Ronnie Melo. “A pandemia nos mostrou que trabalhadores da saúde nunca são demais. A iniciativa estabelece um olhar para o futuro, ao aliar educação e saúde no mesmo investimento”, complementou o deputado Carlos Gomes.

Presidente da EBSERH, Oswaldo Ferreira destacou que já existe no Ministério da Educação o Programa Campos de Prática, que contempla faculdades de medicina sem hospitais universitários, com uma verba de R$ 9 mil por aluno. Ele informou que, em 2020, a Unipampa recebeu R$ 423 mil, o equivalente a 47 estudantes, e que a previsão para 2021 é de que 100 discentes ocupem o regime de internato. “A Santa Casa precisa celebrar um convênio com a Universidade Federal do Pampa para que esteja apta ao repasse desses valores”, apontou o caminho Ferreira.

Também participaram da reunião, em Brasília, o senador Luis Carlos Heinze; o presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Carlos Delgado, e a secretária de Saúde e administradora da Santa Casa, Thaís Aramburu.


Texto e fotos: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário