quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Câmara Federal

Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania 
 aprova a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos

Parlamentar destaca que objetivo é gerar dados para a realização de políticas de proteção de bem-estar animal

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Federal aprovou, nesta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 3720/2015, de autoria do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos/RS), que propõe a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Segundo o texto da matéria, órgãos responsáveis por meio ambiente e saúde pública da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deverão criar e manter o fichário.

Nosso objetivo é otimizar o processo de localização de animais abandonados, além de gerar informações para pesquisas científicas que estimulem o bem-estar animal”, explicou o parlamentar ao defender a implementação de um arquivo nacional que permita à população e ao Poder Público o controle de zoonoses. Gomes também destaca que a proposta está aberta a sugestões da comunidade protetora de animais para melhorias. O texto recebeu parecer favorável do relator, deputado Luizão Goulart (Republicanos/PR), e segue para apreciação no Senado Federal.

O cadastro deverá conter o número da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal e o endereço do proprietário do animal; o nome popular da espécie, a raça, o sexo, a idade real ou presumida, as vacinas já tomadas e doenças já contraídas ou em tratamento; a categoria do animal quanto à sua função (estimação, entretenimento, pesquisa científica ou educação) e se o bicho é portador de chip de identificação.

Texto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) / Câmara dos Deputados
Foto: Douglas Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário