quinta-feira, 31 de maio de 2012

Assembleia Legislativa

 Educação de surdos
será tema de audiência pública



Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB) debaterá, na próxima segunda-feira (4), alternativas para a criação de um Sistema de Educação Bilíngue para Surdos no Rio Grande do Sul. O encontro promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Teconologia da Assembleia Legislativa deverá contar com a participação de instituições de ensino, poder público e entidades que representam a comunidade surda.

Com uma população estimada em 400 mil surdos, o Rio Grande do Sul não chega a ter 20 escolas especializadas para esse público. "Além de contarmos com poucas instituições de ensino, essas escolas têm programas adotados de forma isolada, não seguem uma orientação pedagógica comum", alerta a pedagoga Ana Paula Jung, tradutora e intérprete de língua de sinais.
"Vamos dialogar com os diversos segmentos envolvidos a fim de promover ações e políticas que contemplem a instalação de escolas pólo e a implantação de um projeto pedagógico adequado. Queremos traçar um caminho para o Rio Grande do Sul rumo a uma educação igualitária e de qualidade", projeta Carlos Gomes.


A audiência inicia às 9h, no auditório Dante Barone do Palácio Farroupilha - Praça Marechal Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre.


Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário