quinta-feira, 24 de maio de 2012

Segurança Pública

Lideranças reivindicam policiamento
para Eldorado do Sul

Município está sem delegado titular desde abril

A falta de efetivo policial em Eldorado do Sul foi tratada em audiência pública no Palácio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (24), quando lideranças solicitaram ao Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Junior, atenção especial para a Segurança Pública do município.

A reunião foi agendada pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB), que acompanhou a comitiva formada pelos presidentes dos diretórios municipais do PRB, Roque Bakof; do PSB, Paulo Silva e do PCdoB, Carlos Borges; além do líder comunitário Sérgio Munhoz, do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Eldorado do Sul (ACIDESUL), Eugênio Mairesse.

As lideranças destacaram a excelência do trabalho do delegado Rafael Soares Pereira, que mesmo respondendo por dois municípios, tem demonstrado atuação dinâmica e comprometida com a comunidade. Sem delegado titular desde 9 de abril deste ano, o policiamento em Eldorado do Sul também enfrenta o problema da falta de efetivo. A Polícia Civil local conta com 2 servidores no cartório, 2 no plantão e 2 na investigação, quando seria necessário haver, no mínimo, 4 policiais para atender cada área.

Roque Bakof, Sérgio Munhoz, Ranolfo Vieira Jr., Carlos Gomes,
Eugênio Mairesse, Carlos Borges, Paulo Silva e Alexandre Gomes
O município acumula aproximadamente 10 mil inquéritos policiais instaurados e a situação se agravou após a aposentadoria de 3 servidores no ano passado. De acordo com o chefe de Cartório, escrivão Luís Alberto Mendes, a delegacia eldoradense está contando com o reforço de policiais do interior para a investigação.

A carência de efetivo é o principal obstáculo que a instituição enfrenta. Há um conjunto de municípios nos quais a necessidade de reposição de servidores é maior, e Eldorado do Sul está entre eles”, reconheceu o delegado Ranolfo Vieira Junior. Ele informou que a partir do segundo semestre o município deverá receber reforço policial, com a formação de novos inspetores e escrivães pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Na avaliação do presidente do diretório do PRB de Eldorado Sul, Roque Bakof, o resultado da reunião foi positivo, pois além de reconhecer a legitimidade do pleito e sinalizar que em breve ocorrerá a reposição nos quadros dos servidores da Delegacia, o Chefe de Polícia do Estado também indicou que, caso não seja possível restabelecer antes, com a formação de uma turma de delegados, a qual deverá trazer fôlego ao trabalho policial no Rio Grande do Sul, a solução para a titularidade da Delegacia de Eldorado do Sul também deverá ser encaminhada.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa RS
Fotos: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário