quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

FRONTEIRA OESTE

Deputado quer agilidade
na instalação do Pólo Tecnológico em Pelotas


O deputado Carlos Gomes esteve na tarde desta quinta-feira (4) no Palácio Piratini, em reunião com o Secretário José Wenzel. Acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pelotas, Carlos Mário Almeida Santos, e do Diretor da Unidade de Projetos da Prefeitura de Pelotas, Jair Seibel, o parlamentar entregou ao Chefe da Casa Civil uma carta solicitando ao Poder Executivo Estadual agilidade para a instalação do Pólo Tecnológico da Zona Sul. O documento é resultado da audiência pública promovida na manhã de hoje pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos, realizada a partir de proposta de Carlos Gomes.

Entre as deliberações, destacam-se a inclusão no orçamento de 2009 e 2010 de recursos para a construção do pólo e a criação de uma comissão para analisar a viabilidade de instalação do parque tecnológico na região sul. O documento também solicita que o governo estadual seja parceiro de Pelotas e das entidades da região para a implantação do projeto.

"O Executivo já demonstrou sensibilidade para a importância da instalação do pólo, mas precisamos fazer a nossa parte no sentido de buscar instrumentos que agilizem a execução desse projeto, que deverá dinamizar a economia do sul do Estado", prevê Carlos Gomes. O Chefe da Casa Civil reconheceu que o projeto atende às necessidades da região sul e comprometeu-se em entregar o documento à governadora Yeda Crusius.

Durante a audiência pública, um estudo foi apresentado na Assembléia Legislativa pelo professor da PUC de Pelotas, Dario Francisco Azevedo, que explicou as possibilidades e desafios para a instalação do pólo. Azevedo defendeu a integração entre as instituições que produzem conhecimento e as empresas que utilizam esses conhecimentos no seu processo produtivo. "Nossa expectativa é de que o parque tecnológico se viabilize em cinco anos", avaliou.

Para o prefeito de Pelotas Adolfo Antônio Fetter Júnior, o pólo deverá absorver a mão de obra científica produzida no município. "As nossas universidades formam milhares de jovens todos os anos, que acabam por ir para outras regiões do Brasil, por falta de oportunidades de emprego de alta tecnologia e melhor remuneração. O parque tecnológico pretende ser o espaço onde se propicia a união entre a empresa, universidades e setor público para gerar pesquisa e desenvolvimento", explicou.

Participaram da audiência os deputados Paulo Brum e Pedro Pereira PSDB), Carlos Gomes (PPS), Ivar Pavan (PT), Alvaro Boessio, Nelson Härter (PMDB), Francisco Appio (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Kalil Sehbe (PDT), além de representantes da PUC de Pelotas, Centro Federal de Ensino Técnico de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Sebrae, Faculdade Senac, Emater, Câmara de Vereadores, Secretaria de Infra-estrutura e Logística, Casa Civil e Secretaria da Habitação.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Jair Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário