terça-feira, 20 de julho de 2010

Carlos Gomes defende setor de reciclagem na Serra Gaúcha

Com funcionários da empresa Paema Embalagens em Bento Gonçalves
Em Canela na empresa Trombini Industrial

Deputado quer renovação do Decreto 46.674/2009
O deputado Carlos Gomes (PRB) ouviu, nesta terça-feira (20) empresários do setor de reciclagem de papel da empresas papeleiras Paema, em Bento Gonçalves, além da Trombini, no município de Canela. Nos dois encontros, o assunto foi o mesmo: o setor chama a atenção para a necessidade de renovação do decreto nº 46.674/2009, o qual estabelece compensação tributária para as indústrias gaúchas na compra de aparas obtidas a partir da reciclagem.
A medida que beneficiou o segmento, construída com o Poder Executivo por iniciativa de Carlos Gomes, culminou na redução da taxa de ICMS para as indústrias de reciclagem. No mês de maio, a imprensa gaúcha noticiou o fim da crise do papel após a situação crítica que, no ano passado, fez despencar os preços do material e causou desemprego.
Carlos Gomes reivindica a renovação do decreto a fim de que os benefícios não sejam interrompidos. “Nosso Estado tem quase 80 mil famílias que dependem diretamente da reciclagem de papel para viver e que movimentam essa cadeia produtiva. Se o decreto não for renovado, haverá risco de retrocesso. As empresas voltarão a produzir com a celulose caso o custo fique menor com relação às aparas recicladas, a exemplo do que estava ocorrendo no ano passado”, alertou o deputado, que já ganhou a vida coletando sucata.

Reportagem Karine Bertani MTB/RS 9427 Foto: Leandro Raupp

Nenhum comentário:

Postar um comentário