quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SAÚDE

Emenda de Carlos Gomes
pretende dar fôlego à Santa Casa


Deputado entrega cópia da proposição a Sanseverino (centro) e Matos (à direita)


O deputado Carlos Gomes (PRB) reuniu-se, nesta quarta-feira (27), no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, com o Provedor José Sperb Sanseverino e o Diretor de Relações Institucionais, Júlio Dornelles de Matos, para apresentar a emenda nº 300, de autoria do parlamentar, que propõe a destinação de R$ 2 milhões para os hospitais da instituição no Orçamento Estadual de 2011.

A proposição visa à melhoria dos serviços prestados aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que respondem atualmente por 61% dos atendimentos realizados pela Santa Casa. “A relação assistencial com o SUS gera um déficit de 60 milhões ao ano, um custo pago pela própria instituição, que precisa suprir a demanda com recursos de outros convênios. Esse volume de despesas impede o investimento em infraestrutura, renovação e modernização tecnológica, reforçando a necessidade da alocação de recursos extraordinários. Nesse sentido, esperamos que os demais deputados tenham a mesma sensibilidade de Carlos Gomes para essa causa que não é só da Santa Casa, mas de toda a sociedade”, defende Matos.

Fundada há 207 anos em Porto Alegre, a Santa Casa conta com sete unidades assistenciais e realiza, anualmente, 750 mil consultas ambulatoriais, 45 mil internações e 65 mil cirurgias. Os exames totalizam um volume de 4 milhões e 100 mil ao ano. Dos 497 municípios gaúchos, 424 encaminharam pacientes no ano passado ao Complexo Hospitalar, que também recebeu usuários de 22 estados brasileiros.

O deputado Carlos Gomes também é autor da emenda n° 299, que propõe a destinação do mesmo valor para os serviços de atendimento do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS).



Por: Karine Bertani - MTB 9427 / PRB
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário