quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Correio do Povo


Cerimônia forma 350 capelães

Um total de 350 capelães formou-se, no último sábado, na Capital, quando receberam o certificado e a carteira, em cerimônia no Cenáculo Maior da Iurd, na avenida Júlio de Castilhos, no Centro. No interior do RS também houve formatura. Está previsto um segundo curso para a segunda quinzena de janeiro de 2013. O pastor Carlos Cucato destacou que a capelania visa dar acompanhamento espiritual aos necessitados.

O curso foi ministrado pela União dos Capelães e Pastores Interdenominacionais (Unicapi). A cerimônia reuniu os formandos no Cenáculo Maior e, em quase 2 horas de duração, os agora capelães escutaram a palestra de autoridades que prestigiaram o encontro, como o deputado Carlos Gomes; o vereador Waldir Canal; o presidente da União dos Militares Evangélicos do RS, coronel Salomão Pereira Fortes; o diretor do Presídio Central, Leandro Santiago; e o presidente da União dos Capelães e Pastores Interdenominacionais (Unicapi), pastor Marcelo Vieira Quadros.

Após os discursos, os formandos foram chamados, em grupos de 50, quando era colocado em suas cabeças o barrete. No final, o bispo coordenador dos obreiros da lurd/RS, Sérgio Braga, ele também um formando, fez uma oração e, em seguida, os barretes foram jogados ao ar. De acordo com Braga, a finalidade do curso é habilitar os obreiros e os pastores de forma eclesiástica, para exercerem as suas funções em presídios, asilos, hospitais.

“Onde tiver uma pessoa carente, ali vai estar um capelão cristão”, disse o bispo. “E a maneira de levar amor às pessoas com mais necessidades e privações”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Unicapi, pastor Marcelo Vieira Quadros, em qualquer instituição a formatura é uma ocasião especial, e a de sábado foi muito marcante, deixando, segundo ele, todos da instituição sensibilizados.

“É o marco de uma nova etapa que se inicia em suas vidas, e creio que hoje (sábado) nós saímos daqui mais capacitados para fazermos o trabalho (de evangelização)”, disse Quadros.

O coordenador do curso, pastor Manoel Gulart, ressaltou que os agora capelães foram preparados para dar assistência espiritual aos necessitados. Segundo ele, o trabalho é árduo. “O curso dá as diretrizes de como deve se comportar um capelão”, acentuou. “Mostra o que ele deve ou não fazer dentro desses ambientes”, completou Gulart.

O deputado Carlos Gomes, que é capelão honorário, ressaltou que a função de capelão é estritamente humanista, sendo um exemplo de cidadania. O trabalho, de acordo com o parlamentar, basicamente já era feito, mas, com o curso, os capelães receberam uma formação mais acentuada. “Hoje é um dia festivo”, disse Carlos Gomes.

“E o título honorário nos compromete muito mais com esta causa”, ressaltou o deputado. Já para o vereador Waldir Canal, os formandos saem para um trabalho muito importante para dar alento espiritual às pessoas que, por exemplo, estão em hospitais, presídios, asilos. Ele destaca que é uma forma de amenizar o sofrimento de necessitados. “Este serviço é de extrema importância para um grande número de pessoas desamparadas”, explicou Waldir Canal.

A aposentada Eneida Maria Saldanha de Melo, de 55 anos, estava emocionada na cerimônia. Sentada na terceira fila do Cenáculo Maior, ela segurava fortemente o certificado e a carteira. Para Eneida, a formatura no curso foi a maior bênção que Deus lhe deu. “Foi maravilhoso”, afirmou. “Eu já fazia um trabalho semelhante na Iurd e agora tenho vigor redobrado para fazer mais ainda”, acrescentou. Andréia da Costa Oliveira, com 32 anos, foi outra participante a segurar com emoção o certificado. Ela considerou, ainda, o curso uma forma de melhorar a espiritualidade.

Reportagem publicada  no jornal Correio do Povo em 24/10/2012 
Editoria Geral - Pág. 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário