sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Comissão de Saúde

Prevenção de tumores gastrointestinais é tema de audiência pública

Carlos Gomes é o proponente do encontro na Assembleia Legislativa
O crescimento da incidência de tumores gastrointestinais entre os gaúchos será tema de audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (24). O encontro aberto à comunidade foi proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB), será realizado das 9h às 12h, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, e contará com a palestra do cirurgião oncológico Luis Fernando Moreira, do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento.

“O debate é motivado pelos dados alarmantes sobre a doença apresentados pelo doutor Luis Fernando Moreira. Nosso objetivo é intensificar e divulgar informações sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento, além de promover ações coletivas como o Maio Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de intestino”, explicou Carlos Gomes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 2.960 novos casos (colorretal), 1.420 (esôfago) e 1.260 (estômago) para 2014 no Rio Grande do Sul. Moreira informa que os tumores gastrointestinais desenvolvem-se no esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, ânus, pâncreas, vesícula, fígado e vias biliares.

Também está confirmada para o evento a presença da gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre Cristiane Tovo. Foram convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público; de prefeituras, de câmaras municipais e de secretarias municipais da Saúde, além de clínicas médicas e instituições hospitalares.

Por: Jornalistas Jorge Fuentes (MTB 16063) e Karine Bertani (9427) - Assembleia Legislativa RS
Foto: Marcos Eifler / Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário