Carlos Gomes defende inclusão da Semana Crioula
no calendário do Estado
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa aprovou por sete votos a zero, o parecer favorável do deputado Carlos Gomes (PRB) ao PL 71/2014, que inclui a Semana Crioula Internacional de Bagé no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.
A matéria, de autoria do deputado Pedro Westphalen (PP), ainda depende de aprovação em plenário e da sanção do governador para entrar em vigor.
Carlos Gomes destacou que é favorável à proposta por tratar-se de incentivo a uma “manifestação cultural regional, que promove as tradições da nossa gente e movimenta a economia local”.
A Semana Crioula Internacional de Bagé é um evento anual realizado desde 1970 pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, com o objetivo de divulgar a cultura gaúcha por meio da disputa de provas como a gineteada, o tiro de laço, a paleteada, além de danças típicas como o balaio, a tirana do lenço, a chimarrita e a chula.
O festival também conta com participantes de outros países da América Latina, principalmente do Uruguai e da Argentina.
Em setembro, o evento foi incluído no calendário do município.
A oficialização é encarada como alternativa para facilitar o processo de captação de recursos, principalmente, junto a órgãos e empresas públicas.
Edição de 13 de novembro de 2014 do jornal Minuano
Coluna Fogo Cruzado (Sidimar Rostan) / Página 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário