terça-feira, 26 de março de 2019

Reciclagem

Ministro do Meio Ambiente é o presidente de honra da Frente Parlamentar 
em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Congresso Nacional

Ao aceitar o convite do coordenador do colegiado, o deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS),
 Ricardo Salles sinalizou com a destinação de recursos para o desenvolvimento da atividade no Brasil

Vinícius Carvalho, Ricardo Salles, Carlos Gomes e Vavá Martins

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aceitou, na última terça-feira (26), o convite do coordenador nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS), para ser o presidente de honra do colegiado no Congresso Nacional. “Me sinto muito feliz. O tema está em consonância com a agenda de qualidade ambiental urbana do ministério e terá todo o nosso apoio, inclusive, com a liberação de recursos e prestação de suporte técnico para o desenvolvimento da atividade no Brasil”, engajou-se Salles.

Carlos aproveitou o encontro para pedir o apoio do ministro à aprovação do Projeto de Lei 7535/2017, de sua autoria, que cria a Lei de Incentivo à Reciclagem. A matéria, nos moldes das normas de fomento à cultura e ao esporte, pretende ofertar dedução parcial ou integral do Imposto de Renda para as pessoas ou empresas que investirem em projetos de reciclagem. “Valorizamos o setor não somente por seu viés social ou ambiental, mas, sobretudo, financeiro. Em países onde ela é encarada assim, como a Alemanha, onde a prática injeta 70 bilhões de euros por ano na economia, está estabelecida a cultura da reciclagem na sociedade”, argumentou.

Também participaram do ato de formalização do convite ao ministro Salles, os coordenadores da Frente nas regiões Sudeste, deputado federal Vinícius Carvalho (PRB/RS), e Norte, deputado federal Vavá Martins (PRB/PA).

A Frente

Criada em abril de 2015 e reinstalada em fevereiro de 2019, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem trabalha pela aprovação de projetos em tramitação na Câmara Federal pelo desenvolvimento do setor. O fórum também atua como canal de debate e criação de ações para a valorização da atividade e como interlocutor dos integrantes da cadeia produtiva com o Poder Executivo para buscar soluções às demandas da área.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Um comentário: