segunda-feira, 13 de maio de 2019

Audiência Pública

Carlos Gomes (PRB) promoverá debate sobre a proibição 
da criação de pássaros em cativeiro no Brasil



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara Federal promoverá, por iniciativa do deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS), audiência pública, no próximo dia 21 de maio, para debater o Projeto de Lei (PL) 3.264/2015, de autoria da deputada Shéridan Oliveira (PSDB/RR), que proíbe a criação de passeriformes, nativos ou exóticos, em cativeiro, em todo o território nacional.

“O o objetivo do encontro é ouvir tanto quem é contra, como quem é a favor da proibição. Queremos saber em que condições vivem os pássaros criados em cativeiro no Brasil e quais seriam as consequências da sua soltura imediata, uma vez que não estão acostumados ao convívio na natureza”, sublinha o parlamentar. De acordo com o relatório ‘State of the World’s Birds”, divulgado no ano passado pela ONG BirdLife International, o Brasil é o terceiro país com maior número de espécies de pássaros, são 1.811 catalogadas, sendo 169 delas consideradas em risco pelo documento.

A justificativa do PL 3.264/2015 diz que os pássaros necessitam, para o seu normal desenvolvimento, alimentação e reprodução, viver em liberdade e que estão adaptados a voar e explorar vastos espaços. O texto acrescenta ainda que “privar os animais do contato com o diversificado e estimulante ambiente natural, é um ato de crueldade”. A proposta exclui da proibição a criação de passeriformes em cativeiro, quando a finalidade for, exclusivamente, com o fim de salvar a espécie de extinção e promover sua reintrodução nos ambientes naturais.

Foram convidados para o encontro, a partir das 14h, no plenário 2 do Anexo II, da Câmara Federal, representantes da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); o gestor do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), vinculado à Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo/Ibama); Rodrigo Ribeiro Mayrink, Perito Criminal do Departamento de Polícia Federal e autor da dissertação de mestrado intitulada “Exame pericial para detecção de fraudes em anilhas oficiais de passeriformes”; o professor Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo; o professor Ricardo Bomfim Machado, do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília, e o senhor Sebastião Roberto, Diretor da Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP).


Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário