quarta-feira, 16 de junho de 2010

Audiência pública debaterá saúde do homem

Proposta de Carlos Gomes foi aprovada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), aprovou nesta quarta-feira (16), por unanimidade, o requerimento do deputado Carlos Gomes (PRB) de audiência pública com o tema Câncer de próstata - sinais, sintomas e prevenção de uma doença curável. A audiência será realizada no dia 5 de julho no plenarinho da Assembleia Legislativa e contará com a presença de profissionais da área da saúde, Poder Executivo Estadual, além de instituições e entidades envolvidas no combate à doença. “O alto índice de câncer de próstata no Rio Grande do Sul nos últimos anos reforça a importância da prevenção contra doença.
Queremos reunir os agentes públicos para discutir formas de levar essa preocupação a toda a sociedade gaúcha”, comentou Carlos Gomes.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que em 2008 e 2009 a taxa de mortalidade por incidência de câncer de próstata a cada 100 mil homens teve média de 68,72 casos na região Sul do país. Em segundo lugar, ficou a região Sudeste, com incidência média de 63,17. O Rio Grande do Sul é o estado mais atingido pela doença, com a taxa de 80,63 mortes.
Em seguida vem o Rio de Janeiro com 77,93 casos, já o Paraná segue em terceiro lugar com 65,16 mortes por causa da doença.

Reportagem Karine Bertani MTB/RS 9427 Foto: Marco Couto/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário