terça-feira, 29 de junho de 2010

Por iniciativa de Carlos Gomes, pescadores fazem parte do Governo

Iniciativa de Carlos Gomes motivou assinatura de decreto
Seappa terá Departamento de Pesca e Aquicultura
A governadora Yeda Crusius assinou, nesta terça-feira (29), decreto que cria o Departamento de Pesca e Aquicultura junto ao Governo do Estado. Durante o ato de assinatura realizado em solenidade na Colônia Z5, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, a governadora lembrou a importância da iniciativa de Carlos Gomes (PRB) para a criação do departamento. “Temos procurado atender as demandas dos diversos segmentos da sociedade e o deputado Carlos Gomes é a ponte entre o Poder Executivo e os pescadores”, afirmou.
Voltado à promoção do desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul, o novo espaço ficará vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). O novo departamento terá orçamento próprio e mais funcionários atuando na assessoria de piscicultores e pescadores. “Agora os gaúchos contam com um importante instrumento para estimular e promover as atividades de pesca e piscicultura e para a formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável dessas atividades”, comemora Carlos Gomes.
De acordo com o decreto, que deverá será publicado esta semana no Diário Oficial do Estado, o Departamento de Pesca e Aquicultura contará com recursos humanos provenientes do remanejamento do quadro de pessoal da Seappa.
No ano passado, uma alteração na Lei nº 12.697 incluiu o nome Pesca na nomenclatura da Secretaria, momento em que se criou uma coordenadoria na pasta da Agricultura. A proposta de Carlos Gomes (PRB) foi o primeiro passo para a inserção do setor no Poder Executivo Estadual. O parlamentar já pleiteava a instalação de um departamento para atender às demandas do setor.
A iniciativa do parlamentar deverá beneficiar aproximadamente 22 mil pescadores profissionais artesanais no Estado, que têm na pesca a sua principal fonte de renda. Entre os gaúchos, o Governo estima que existam hoje 45 mil piscicultores a serem atendidos.
“Vamos ter mais força, graças à sensibilidade do deputado Carlos Gomes e da governadora. Esse foi o único governo que lembrou da gente. Nossa colônia foi criada em 1921 e nunca um chefe do Poder Executivo tinha vindo até nós”, lembrou o presidente da Colônia Z5 e presidente da Federação dos Pescadores do RS, Vilmar Coelho.

Reportagem Karine Bertani MTB/RS 9427 Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário