segunda-feira, 20 de julho de 2015

Inclusão

PRB quer Central de Intérpretes de LIBRAS em Porto Alegre
Deputados Carlos Gomes e Sergio Peres defendem realização da obra

Tarefas do dia a dia como ir ao banco ou ao médico tornam-se grandes desafios para pessoas surdas, que sentem no cotidiano a dificuldade de comunicação com funcionários ouvintes. Os deputados Carlos Gomes e Sergio Peres promoveram hoje um debate com instituições públicas e comunidade surda para viabilizar a instalação de uma Central de Intérpretes de Libras em Porto Alegre que ofereça acompanhamento para surdos em consultas médicas, audiências judiciais e atendimento bancário.
O encontro foi realizado na sede da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), na capital, representada por seu diretor financeiro Carlos Roberto Martins.
A aquisição de veículo, mobiliário, telefone, computadores e impressora será feita por meio do programa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos "Viver Sem Limite". Para o presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (FADERS), Roque Bakof, o atual obstáculo é a contratação de funcionários, ainda não garantida pela Prefeitura. Seriam necessários, de acordo com ele, 6 intérpretes e um motorista. A reivindicação foi levada para o PRB a partir de solicitação do representante da comunidade surda, professor Cristian Strack.
Presente na reunião, o secretário de acessibilidade e inclusão social de Porto Alegre, Raul Cohen, informou que aguarda um orçamento da FENEIS discriminando a folha de pagamento a ser custeada pelo Poder Executivo Municipal.

Texto: Jorge Fuentes e Karine Bertani
Coordenação de Comunicação PRB/RS - Fotos Sâmella Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário