quarta-feira, 6 de abril de 2016

Tribuna

Carlos Gomes volta a criticar proibição da pesca 
do dourado e do bagre no Rio Grande do Sul

O deputado Carlos Gomes (PRB) voltou a criticar nesta quarta-feira (6) a proibição da pesca do dourado e do bagre no Rio Grande do Sul, em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal. O parlamentar destacou que em abril do ano passado já havia contestado a metodologia utilizada para elaborar a Portaria 445/2014, do Ministério do Meio Ambiente, e o decreto do governo gaúcho de número 51.797/2014, normativas que determinaram a interrupção da captura dos peixes, ao considerá-los espécies ameaçadas de extinção.

“Os pesquisadores e colaboradores elaboraram o documento de suas casas e escritórios. Não foram a campo comprovar a real situação populacional dessas espécies”, reclamou o deputado, que citou como exemplo o dourado. “É um peixe abundante na bacia do Rio Uruguai no Rio Grande do Sul, tanto que na margem argentina do rio a pesca é liberada. Além disso, quando o pescador o lança o seu equipamento ao mar, não tem como saber que peixe vai apanhar”, ironizou.

O parlamentar defendeu a realização de um estudo em que os trabalhadores do setor sejam consultados. Gomes adverte que os pescadores têm recebido multas pesadas, além de sofrer com a apreensão do seu material e com a responsabilização criminal.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário