sexta-feira, 27 de maio de 2016

Porto Alegre

Em reunião com embaixador do Senegal, Carlos Gomes 
debate políticas para migrantes e acordos comerciais

Mor Ndiaye, Abibou Ndiaye, Carlos Gomes, Neto Belém e Alvoni Medina Nunes

A atualização da legislação brasileira sobre migração e a possibilidade de acordos para estimulo à importação foram temas do encontro nesta sexta-feira (27), em Porto Alegre, entre o deputado federal Carlos Gomes (PRB) e o embaixador do Senegal no Brasil, Abibou Ndiaye.

O diplomata pediu ao parlamentar apoio para a construção de políticas públicas que garantam o acesso a direitos básicos como saúde e educação para aproximadamente quatro mil senegaleses que vivem no Estado. Gomes comprometeu-se em dar celeridade à aprovação do projeto de lei 2516/2015 (Lei do Migrante) na Câmara Federal. O deputado é titular da comissão especial que analisa a matéria e, em dezembro do ano passado, foi autor da reunião, na capital gaúcha, em que a comunidade estrangeira apresentou suas principais reivindicações aos integrantes do colegiado.

“Sabemos que a situação financeira do país é delicada, mas trabalhamos pela geração de emprego e renda para todos. Nosso objetivo é aprovar uma lei que deixe de tratar o migrante como uma ameaça à segurança nacional”, explicou. O chanceler senegalês também manifestou ao parlamentar a intenção de fomentar tratados comerciais que facilitem ao país africano a importação do Rio Grande do Sul de produtos como frango e arroz, além de tecnologias para a modernização da agricultura familiar.

Ação social

Presente no encontro, o pastor Neto Belém, coordenador estadual do Agente da Comunidade, destacou que o movimento prepara ações de promoção da cidadania à comunidade migrante nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. As iniciativas deverão oferecer assistência jurídica, encaminhamento para o mercado de trabalho e confecção de documentos. O Agente da Comunidade é um programa social ligado à Igreja Universal que realiza cursos de capacitação e práticas solidárias com mais de cinco mil voluntários em todo o Estado.

Também participaram do encontro Alvoni Medina Nunes, membro do PRB de Porto Alegre; Mario Fuentes, representante do PRB gaúcho no Fórum de Mobilidade Humana do RS, e Mor Ndiaye, presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário