terça-feira, 3 de maio de 2016

Saúde

Carlos Gomes critica falta de planejamento do
 Governo Federal para vacinação contra a gripe

Parlamentar destacou que pelo menos cinco cidades gaúchas ficaram sem vacinas
O deputado federal Carlos Gomes (PRB) criticou nesta terça-feira (3) a falta de vacinas contra a gripe H1N1 em postos de saúde do Rio Grande do Sul. O parlamentar frisou que enquanto as campanhas de conscientização sobre a importância de aplicação da medida preventiva foram muito eficazes, em diversas unidades de saúde gaúchas as doses disponibilizadas não foram suficientes. “As pessoas saíram de casa na esperança de receberem a proteção contra o vírus e ao chegarem nos postos e hospitais foram surpreendidas pela falta de vacinas”, sublinhou.

Gomes destacou que ao menos oito estados registraram insuficiência de doses. “No Rio Grande do Sul, pelo menos cinco cidades sofreram com a falta de vacinas, Esteio. São elas Sapiranga, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Gravataí. Ninguém pode oferecer aquilo que não tem. Se os estoques não deram conta dos grupos de risco, é preciso acender o alerta para quando a vacinação for liberada a toda população”.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira etapa o objetivo era imunizar os grupos de risco, compostos de crianças que tenham mais seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, quem tem 60 anos ou mais de idade, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário