segunda-feira, 29 de abril de 2019

Saúde

Carlos Gomes coordena debate sobre rotulagem de alimentos no Mercosul

Deputado (segundo da esquerda para a direita) quer contribuir para uma alimentação saudável e escolhas informadas da população

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) coordenou ontem, na sede do Parlamento do Mercosul (Parlasul) em Montevidéu, no Uruguai, seminário sobre rotulagem de alimentos. O evento foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS) e a UNICEF.

“O objetivo do encontro foi debater as diretrizes para melhorar a informação nutricional dos alimentos embalados através da implementação da rotulagem nutricional frontal, com base em avanços no conhecimento científico e estudos recentes, para contribuir para uma alimentação saudável e escolhas informadas da população no exercício de seu direito à saúde”, destacou Carlos.

Segundo Gustavo Escalante, representante da OPS, os países do Mercosul estão entre os em que mais houve crescimento na comercialização de produtos ultraprocessados de baixo valor nutricional e excessiva quantidade de gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, sódio e açúcares. “O que tem resultado no aumento do número de pessoas com obesidade ou sobrepeso. E o que nos preocupa é a elevação dessas taxas entre crianças e adolescentes. “O desafio é encontrar uma saída que ofereça ao consumidor informações claras sobre o que ele está comprando, mas que não torne a indústria vilã”, ponderou o deputado federal Carlos Gomes.

Também participaram do encontro o ministro da Saúde do Uruguai, Jorge Basso; a representante da UNICEF, Luz Angelo Melo, e o presidente do Parlasul, Daniel Gaggiani, além de representantes da indústria de alimentos e da sociedade civil.


Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal
Fotos: Marcia Duarte / Parlasul

Nenhum comentário:

Postar um comentário