sábado, 18 de outubro de 2008

DEPUTADO

Almoço comunitário marcou a Semana Mundial da Alimentação em Porto Alegre

A Dona Vera Teixeira apareceu cedo para provar o arroz carreteiro cozido em panelas gigantescas. Vizinha da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, ela é moradora da Vila Bom Jesus há 58 anos. "Agradeço a Jesus e ao coração de quem fez tudo isso pela gente. Nós estamos esquecidos aqui, os políticos só aparecem para pedir voto e na hora de dar um retorno, ninguém sabe que a gente existe", lembrou a dona de casa. Assim como Dona Vera, mais de duas mil pessoas compareceram na escola, localizada na zona leste da capital gaúcha, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Uma ação realizada pelos gabinetes do deputado estadual Carlos Gomes e do deputado federal Paulo Roberto (PTB), foi responsável pela realização do evento.

Promovido com o objetivo de reunir a população e chamar a atenção para a necessidade de ações visando o combate à fome, o almoço contou com o trabalho de cozinheiros do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) e de assessores dos dois gabinetes. Entre os voluntários, autoridades públicas ajudaram a servir a comida. "É um momento de comunhão e de reflexão. Sabemos que promover um almoço não resolve a questão, mas a alimentação é um direito fundamental, que diz respeito à dignidade da pessoa humana", explicou o deputado Carlos Gomes.

Mais de 200 quilos de carne, 350 quilos de arroz, 2.500 pães e 700 litros de refrigerante foram necessários para viabilizar o almoço. Os convites foram distribuídos pela escola e pelas associações comunitárias da Vila Bom Jesus. "Levamos em conta o grau de carência das famílias, não houve uma distribuição aleatória. É importante a realização de eventos como estes para que as autoridades e a sociedade voltem os olhos para a nossa região. Temos carência de alternativas de emprego, não só para os jovens, mas principalmente para os pais deles, que precisam se reciclar para voltar ao mercado de trabalho. A saúde é precária e não temos atividades para as pessoas nos finais de semana. Aqui nós temos milhares de casas, com um campo de futebol no meio. Isso não é suficiente para levar cultura e lazer a 30 mil famílias", protesta Carlos Pereira, presidente da Associação Beneficente da Bonja – forma como a Vila Bom Jesus é chamada pelos moradores.

O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque nesse dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países. A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".

Além do IRGA, o evento contou com o apoio da Companhia Riograndense de Mineração, Sindicato de Fiscais de Tributos do Rio Grande do Sul (SINTAF), TV Record, Jornal Correio do Povo e Rádio Guaíba, além de entidades e associações comunitárias do bairro Bom Jesus.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário