quarta-feira, 11 de março de 2009

ECONOMIA

Encontro discutirá crise da reciclagem de papel no Estado

  Deputado lembrou a situação dos recicladores
A grave crise enfrentada pelos trabalhadores da reciclagem de papel será tema de audiência nesta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado Carlos Gomes, um encontro entre representantes do Executivo, deputados e associações ligadas à reciclagem de papel deverá debater alternativas para o setor, que sofre as consequências da redução do preço da celulose.

Empresas gaúchas afirmam que está mais barato produzir com celulose do que com aparas retiradas do papel obtido pelos catadores. A situação ameaça tirar o sono e também a comida da mesa de 15 mil gaúchos que dependem da atividade. As recicladoras reivindicam às aparas o mesmo tratamento tributário da celulose, que recebe créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI. Atualmente, as aparas contam somente com o crédito de IPI.

Na semana passada, Carlos Gomes esteve em São Leopoldo, na empresa de reciclagem PSA Papéis. Segundo o diretor André de Alexandri, só no Estado são reaproveitadas e retiradas do ambiente cerca de 20 mil toneladas de papel por mês.

“Mais do que a geração de emprego e renda obtida por meio desta atividade, os trabalhadores da reciclagem são agentes importantes para a preservação do meio ambiente e exercem um ofício de utilidade pública. São esses homens e mulheres os responsáveis por impedir que milhares de toneladas de lixo sejam largadas no aterros sanitários”, defendeu Carlos Gomes na tribuna da Assembleia, na última terça-feira.

Para a presidente do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto (CEA), Marli Medeiros, o encontro será uma oportunidade de discutir a situação frente a frente com os poderes Executivo e Legislativo: “Os responsáveis por galpões de reciclagem e todos os catadores reservam às lideranças políticas esperanças de uma solução para as inúmeras dificuldades que estamos enfrentando”. O encontro tem início às 15h30, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar do Parlamento gaúcho.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário