quarta-feira, 18 de março de 2009

PLENÁRIO

Deputado chama a atenção
para situação dos catadores de papel



Matéria de jornal motivou pronunciamento

Ao fazer uso da tribuna nesta quarta-feira (18), o deputado Carlos Gomes (PPS) chamou a atenção para a matéria publicada hoje no Jornal Diário Gaúcho, que revela a precária situação das pessoas que vivem da coleta e reciclagem de papel no Rio Grande do Sul.

“É preciso olhar para essas 15 mil famílias gaúchas que fazem parte de uma cadeia produtiva que movimenta nossa economia e preserva o meio ambiente”, defendeu o parlamentar. No período de um ano, a redução no preço do quilo do papel chegou a 90%. Mesmo aumentando a carga de trabalho, os catadores ganham cada vez menos. Se o problema continuar, a coleta e a venda de papel poderá deixar de existir até o final do ano. Empresas gaúchas afirmam que está mais barato produzir com celulose do que com aparas retiradas do papel obtido pelos catadores.

Na tentativa de reverter a situação, o deputado Carlos Gomes promoveu um encontro com representantes do setor na última quinta-feira (12) na Assembléia Legislativa. Uma comissão foi formada e deverá reunir-se na semana que vem com a governadora Yeda Crusius. As recicladoras reivindicam às aparas o mesmo tratamento tributário da celulose, que recebe créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI. Atualmente, as aparas contam somente com o crédito de IPI.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Marcos Eifler / Ag. AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário