terça-feira, 31 de março de 2009

RECICLAGEM DE PAPEL

Comitiva leva reivindicações
à governadora

Setor busca equiparidade tributária com relação às empresas de celulose

O deputado Carlos Gomes esteve nesta terça-feira (31) no Casa Civil,  juntamente com representantes do segmento de reciclagem de papel em audiência com a governadora Yeda Crusius. O parlamentar expôs o quadro de dificuldades do setor, que amarga a redução de 90% no preço do quilo de papel.

As empresas gaúchas afirmam que está mais barato produzir com celulose do que com aparas retiradas do papel obtido pelos catadores. As recicladoras querem tratamento tributário equivalente ao concedido à indústria de celulose, que recebe créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI. Atualmente, as aparas contam somente com o crédito de IPI. Mesmo aumentando a carga de trabalho, os catadores recebem cada vez menos. Se o problema continuar, a coleta e a venda de papel poderá deixar de existir até o final do ano. A situação já atinge 15 mil famílias que vivem da reciclagem.

A comissão foi formada no dia 12 de março na Assembléia Legislativa onde, por iniciativa do deputado Carlos Gomes, estiveram reunidas empresas e entidades ligadas à reciclagem de papel. No Piratini, os representantes do setor foram recebidos pela governadora Yeda Crusius, que reconheceu a dificuldade do setor e garantiu a mobilização do secretariado para estudar um programa continuado de incentivo à reciclagem. Participaram da reunião o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, os secretários da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüller; do Meio Ambiente, Berfran Rosado e o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais, Josué Barbosa.

Além de Carlos Gomes e dos representantes do Executivo, estiveram na sede do Executivo o presidente do Sindicato das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça do RS (Sinpasul), Júlio Tedesco; o diretor da empresa PSA Papéis, André Alexandri; a presidente do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto, Marli Medeiros; o representante da Divisão de Recicláveis da Embapel, Giovanni Moser e o diretor executivo da Sinpasul, Alício Bottin da Silva.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário