sexta-feira, 12 de março de 2010

RECICLAGEM DE PAPEL

Comissão levará reivindicações à governadora

Uma comissão formada na tarde desta quinta-feira (12) deverá encaminhar, na próxima quarta-feira, um documento à governadora Yeda Crusius explicando a situação do setor de reciclagem do RS e solicitando ao Governo do Estado tratamento tributário equivalente ao concedido às indústrias de celulose. A decisão foi tomada na Assembléia Legislativa onde, por iniciativa do deputado Carlos Gomes, estiveram reunidos representantes do Poder Executivo e associações ligadas à reciclagem de papel, segmento que amarga as consequências da redução do preço da celulose.

Empresas gaúchas afirmam que está mais barato produzir com celulose do que com aparas retiradas do papel obtido pelos catadores. A principal reivindicação das recicladoras é obter do Governo o mesmo tratamento tributário da celulose, que recebe créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI. Atualmente, as aparas contam somente com o crédito de IPI. A situação já atinge 15 mil famílias que vivem da reciclagem.

Estiveram na reunião o representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Arthur Renato; o presidente do Sindicato das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça do RS (Sinpasul), Júlio Tedesco; o diretor da empresa PSA Papéis, André Alexandri; a presidente do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto, Marli Medeiros; o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Recicladoras de Papel do RS, Léo Porciúncula; o representante da Divisão de Recicláveis da Embapel, Giovanni Moser; o diretor executivo da Sinpasul, Alício Bottin da Silva; o representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Getúlio Lago; o diretor da Astória Papéis, Fernando Justo; o diretor de vendas da Companhia Brasileira de Tecnologia Industrial, Marcelo da Silva e o chefe de gabinete da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Juarez Schlichting.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário