quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE

Carlos Gomes defende reciclagem
e trabalhadores do setor



O deputado Carlos Gomes (PRB) participou de um debate ao vivo sobre reciclagem, nesta quarta-feira (26), na Rádio Guaíba. Com apresentação do jornalista Flavio Pereira, o programa Espaço Aberto discutiu o destino do lixo nos dias atuais. Carlos Gomes expôs os projetos de sua autoria que contemplam o tema e apresentou propostas para o futuro.

O parlamentar tem reconhecida atuação junto aos catadores, atividade que exerceu na adolescência. No governo anterior, solicitou ao Poder Executivo a compensação tributária para as indústrias gaúchas na compra de aparas obtidas a partir da reciclagem - medida oficializada pelo decreto 46.674/2009, assinado pela então governadora Yeda Crusius. Também por iniciativa de Carlos Gomes, ficou instituído em 9 de abril, data da assinatura do decreto, o Dia Estadual da Reciclagem e do Reciclador.

Desde 2009, quando entrou em vigor, a medida minimizou as dificuldades do setor, que chegou a anunciar, em maio de 2010, o fim da crise do papel. A cadeia produtiva reivindicava o mesmo tratamento tributário da celulose, beneficiada com créditos de ICMS, PIS, Cofins e IPI.
Carlos Gomes também defendeu a inclusão da emenda nº 301 ao Orçamento Estadual de 2011, a qual cria projeto especial de Capacitação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente voltado à realização de cursos de qualificação de cooperativados da cadeia produtiva da reciclagem gaúcha.

O programa Espaço Aberto, contou ainda, com a presença do presidente do Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, José Roberto Ramos.


Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário