Audiência pública debaterá educação de surdos
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (20), o requerimento de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB), que solicita audiência pública para debater a situação do ensino formal para surdos no Rio Grande do Sul.
O parlamentar acolheu reivindicação de representantes da Federação (FENEIS), que alertam para a necessidade de viabilizar condições para o funcionamento de escolas e classes bilíngues.
Entre os problemas apontados, as lideranças destacaram a falta de um levantamento do número dos alunos surdos na educação estadual, a ausência de controle sobre a situação do atendimento, sobre a quantidade de escolas e de turmas especializadas. “Essa audiência será histórica para o segmento, pois haverá oportunidade de divulgar e formalizar, de uma vez por todas, as necessidades dos alunos surdos gaúchos”, observou a pedagoga Ana Paula Jung, que coordena o Programa Mais Educação/MEC na Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, de Novo Hamburgo.
Para a audiência que deverá ser realizada no mês que vem, serão convidados representantes do Ministério da Educação, Ministério Público, Procuradoria Geral d Estado, Defensoria Pública, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Educação, secretarias municipais de Educação, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS/RS), representantes da Conferência Nacional de Educação (CONAE), instituições de ensino e entidades representantivas da comunidade escolar.
Confira o pronunciamento do deputado Carlos Gomes na reunião da Comissão de Educação:
Confira o pronunciamento do deputado Carlos Gomes na reunião da Comissão de Educação:
Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Agência de Fotos/AL
Parabéns, parlamentares gaúchos!
ResponderExcluirOrgulho de ser gaúcha e de contar com pessoas como os Senhores a frente das decisões políticas de nosso estado.
Avante!