Com muito orgulho, o PRB gaúcho empossou, no último sábado, Dayvid Windson presidente do PRB Jovem do Rio Grande do Sul. Leiam o discurso de posse proferido por essa notável liderança republicana!
O Brasil tem 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos. Mas a grandeza da juventude do nosso País não se mostra pela quantidade de pessoas nessa faixa da idade.
Ao longo de nossa história, os jovens são protagonistas de lutas memoráveis, posicionando-se em defesa de valores humanistas e democráticos, a fim de construir um país mais livre e igualitário para todos.
Por outro lado, não devemos esquecer que é nesta faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, de falta de formação profissional, de mortes por homicídio, envolvimento com a criminalidade e, especialmente, com a drogadição.
Aqui no Rio Grande do Sul, estima-se que mais de 50 mil gaúchos se encontram hoje nas mãos do crack, a maioria pessoas de 15 a 25 anos.
Há também pesquisas que garantem que as drogas estão associadas a 70 por cento dos homicídios. É motivadora de roubos, de agressões e de prostituição.
O jovem tem seu papel na mudança dessa realidade, com a sua capacidade, com o seu entusiasmo e com o seu comprometimento social.
Nosso país concentra 50% dos jovens da América Latina. É uma força que não deve ser desperdiçada.
Temos visto exemplos concretos da capacidade que nossa juventude tem em transformar a realidade.
Já foi constatado que uma grande parcela dos jovens deseja participar, mas só tem encontrado espaços interditados para a sua inclusão.
As formas de participação oferecidas hoje pelo Estado e pela sociedade são percebidas como muito distantes da realidade cotidiana dos jovens.
A mudança é necessária, e começará aqui, por nós. Jovens ou nem tanto, somos os responsáveis por traçar os rumos de um futuro melhor para o Brasil – que diga-se de passagem, é jovem também.
Nesse sentido, é preciso aprimorar a organização da juventude, e o Partido Republicano Brasileiro é um terreno fértil para o plantio.
É missão do PRB Jovem do Rio Grande do Sul lutar pela conquista de novos espaços, assegurando à nossa juventude posições legítimas de participação nas decisões, tornando-a capaz de ser gestora de políticas voltadas a ela própria.
É com muita honra e sincero sentimento de responsabilidade social que nós, da comissão executiva do PRB Jovem gaúcho, recebemos em nossas mãos mãos esse desafio.
Vamos trabalhar para que o PRB Jovem seja uma fonte natural de novas lideranças políticas, essenciais para a renovação de sistemas que vêm perdendo a capacidade de dialogar com os anseios da sociedade.
Entendemos por política pública para a juventude o conjunto de princípios, estratégias e ações voltadas a contemplar as distintas realidades dos jovens, estabelecendo seus direitos e responsabilidades e afirmando suas identidades e potencialidades.
A política é pública quando pertence a todos e é construída por toda a sociedade.
Assim, as ações devem criar condições para que os jovens participem da vida social, econômica, cultural e política do país.
Sabemos que não será fácil. Nessa batalha que não perdoa os omissos, nos apresentamos com a alma convicta, boa vontade no corpo e fé no coração.
A juventude não é uma etapa biológica a ser cumprida. Jovem é quem renova seus valores todos os dias, é quem não desiste, quem corre atrás, quem vai em frente.
E nós não vamos só em frente, vamos chegar lá!
Muito obrigado, e que Deus nos abençoe
Nenhum comentário:
Postar um comentário