sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Escolas gaúchas

Assembleia debaterá obrigatoriedade
do professor de Educação Física
nas séries iniciais

A Comissão de Educação Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Parlamento gaúcho promove, na próxima segunda-feira (24), audiência pública para tratar da instituição da obrigatoriedade da atuação do professor de Educação Física nas séries iniciais da rede de ensino do Estado. O encontro, proposto pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB), terá início às 10h na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar do Palácio Farroupilha.


O Guia da Educação em Família, lançado recentemente pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef), define as aulas da matéria como muito mais do que simples atividades corporais. “Por meio da apreensão de conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas e esportivas, seu filho desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras e internaliza valores. Pela participação em atividades individuais e coletivas ele deixará de pensar apenas em si mesmo para contribuir com o bem-estar comum”, explica o texto da publicação. “Além disso, a Educação Física previne doenças, promovendo a saúde.

O deputado Carlos Gomes destaca dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais revelam que cada dólar investido na prática de atividade física resulta em economia de aproximadamente 2,9 dólares de potenciais gastos decorrentes de enfermidades. “Além disso, a sociedade e os agentes públicos precisam reconhecer que a disciplina de Educação Física para as crianças é decisiva no desenvolvimento corporal e psicossocial, exigindo conhecimentos específicos de um profissional capacitado”, defende o parlamentar.

Já está confirmada a presença de representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF/RS); do Ministério da Educação; da Secretaria Estadual da Educação; do Conselho Estadual de Educação; das Secretaria de Educação de Porto Alegre; da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF/RS); do CPERS; de conselhos escolares, além de diretores de instituições de ensino.

Jorn. Jorge Fuentes - MTB  16063
Assembleia Legislativa/RS
Foto: Divulgação Confef

Nenhum comentário:

Postar um comentário